terça-feira, 8 de outubro de 2013
The Self Portrait Project - A arte de Fabiano Rodrigues
![]() |
Imagem sem título feita por Fabiano Rodrigues em 2012 |
O interesse por composição, por captura de movimento e por arquitetura impulsionou ele próprio a fotografar outros skatistas na cidade, ao ponto de ser tão reconhecido como fotógrafo quanto como skatista. Em busca de uma linguagem capaz de dar conta de suas ambições expressivas e performáticas, desde 2010 desenvolve a pesquisa de auto-retratos, clicados em meio às suas manobras de skate.
Disparando a câmera Hasselblad através de um controle remoto, ele registra o ápice de seu movimento em
um enquadramento previamente planejado. Nessas fotos, sempre impressas em cópia única, explora o repertório e a história dos movimentos do skate, sua relação particular com a cidade, com a arquitetura e com o mobiliário urbano.
Em suas escolhas de locais para fotografar, percebe-se um interesse especial por marcos arquitetônicos, como, por exemplo, construções projetadas por Oscar Niemeyer. Fabiano recebeu o Prêmio Aquisição do Banco Espírito Santo durante a edição de 2012 da SP-Arte e, com a premiação, uma de suas fotos foi doada para o acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, participando em seguida da exposição Arte contemporânea brasileira, na Estação Pinacoteca.
O relacionamento com a instituição possibilitou uma série de fotos e manobras realizadas dentro do museu, propondo uma nova interação corporal e olhar para o premiado projeto de revitalização realizado por Paulo Mendes da Rocha.
A partir dessa experiência, segue andando de skate e fotografando dentro de instituições, como fez em seguida no MALBA e na Fundação Bienal de São Paulo. Paralelamente, Fabiano desenvolve pesquisas em vídeo e colagem.
Fonte Galeria Logo
Flow rider natural - Poloneses matam a fissura
O Bobr é um rio que atravessa a República Checa e a Polônia. Quando a temperatura aumenta ou chove forte, a água do rio derrete e as ondas surgem próximas da cidade de Brunow, sudoeste da Polônia.
É necessária bastante habilidade para se manter em pé na marola. A vazão do rio é forte e somente as pernas mais saudáveis conseguem manter o cara em pé por muito tempo, como se percebe no player acima.
Na ação, os surfistas poloneses Lukasz Konski e Janek Korycki, além de Jakub Hankiewicz (caiaque) apresentam o rio ao mundo. Eles mostram que está sempre em dia aquela máxima de que "quem não tem cão caça com gato".
Fonte Surfer Today
Assinar:
Postagens (Atom)