Powered By Blogger

sábado, 17 de agosto de 2013

Caldos sinistros

Tumulto em Huntington Beach



A polícia de Huntington Beach, Califórnia, continua a trabalhar com a grande quantidade de evidências e informações coletadas durante e depois das depredações ocorridas no dia 28 de julho logo após as finais do US Open, evento vencido pelo catarinense Alejo Muniz.

Em 11 de agosto, Anthony Abadier, 20 anos, morador de Huntington Beach, foi preso em sua casa. A investigação mostra ele usando o skate para esmagar as bancas de jornal e ele detido por vandalismo, por participar de uma reunião ilegal e por ter se recusado a dispersar quando solicitado.

Em 13 de agosto, um jovem entregou-se no Departamento de Polícia de Huntington. A investigação prova que houve dano aos banheiros  e que ele tentou tombar um caminhão de obras públicas. Ele foi preso e liberado para a família  por acusações de vandalismo, incitar revolta e recusa para dispersar quando solicitado.

Em 16 de agosto, Luis Enrique Rodriguez, 18 anos, de Anaheim, foi preso pelo departamento de polícia de Anaheim. A polícia de Huntington obteve mandado de prisão por vandalismo depois que ele escreveu "Fuck the pigs" nas laterais do carros de polícia na cena do crime. 

Aparentemente orgulhoso de suas ações, ele deu um "Like" na imagem publicada no Facebook do Departamento de Polícia de Huntington e compartilhou a foto com seus amigos, o que foi notado por inúmeros fãs da nossa página no Facebook e uma série de dicas que levam a sua identificação.

Muitas investigações ainda estão sendo agilizadas, mandados de prisão estão sendo obtidos e mais prisões estão pendentes num futuro próximo. O Departamento de Polícia de Huntington segue empenhado para identificar e prender qualquer pessoa envolvida em comportamento ilícito ocorridos durante o incidente.

O drop do Pepê

Fotógrafo Jacques Nery, um dos lendários fundadores da pioneira revista Visual Esportivo, publica esta foto não menos histórica do carioca Pepê Lopes em Pipeline, Hawaii. Esta e outras imagens maneiras podem ser encontradas na página do Facebook Tubo do Tempo.

Taiu, um legend

Taiu na capa da extinta Visual Surf, revista produzida pelo falecido fotógrafo Nilton Barbosa.

Kauai, Hawaii, 1981.

Segundo Taiu, esta foto não é de onde parece. Onde seria este pico?

Canto do Maluf, Guarujá, 1976.


Sibolga, Sumatra

Viagem para ilha Trindade a bordo de navio da Marinha com Amaro Matos, Alexandre Andreatta, Bruno Alves e Alberto Sodré, jornalistas da revista Fluir.

Sundek Classic na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), final dos anos 80.

Campeonato Lightning Bolt em 1977, com prancha feita por Mark Jackola 6´0´´, em foto do primo Guto Meirelles.

Boldró, Fernando de Noronha (PE).

Ilha de Trindade com Amaro Matos (direita).

Estileira em Sunset Beach, Hawaii.

Ilha de Trindade com Amaro Matos à esquerda.

Selecionei algumas fotos do Taiu para uma homenagem do blog. Afinal, ele é um dos melhores surfistas da história do Brasil, talvez o melhor de todos nascido na capital paulista.

A vida dele foi retratada no livro Alma Guerreira, em que ele conta sua história antes e depois do acidente na praia da Paúba que o deixou tetraplégico.

Trabalhei com ele na revista Hardcore (Dropando de Letra) e no site Waves (Surf Seco), além de ter feito reportagens com ele também para a Fluir. Um grande aprendizado, pela experiência dele no esporte e pela humildade.

Hang Loose Surf Attack: Marcos Corrêa confirma favoritismo




Por Bruno Giufrida

Com a melhor atuação na categoria júnior (até 18 anos), o atual campeão paulista e líder do ranking confirmou o favoritismo no primeiro dia de disputas da 2ª etapa do Hang Loose Surf Attack. A competição válida pelo Circuito Paulista, está sendo disputada na Praia de Pitangueiras (Canto do Maluf) e tem as finais neste domingo, com cinco categorias no mar.

Os atletas da júnior abriram o evento, em ótimas ondas de até 1,5 metros, e Marcos Corrêa voltou a garantir boa atuação, com uma nota 9,5, a melhor do dia. Também fez a melhor somatória, com 14,85 pontos dos 20 possíveis. “É uma grande competição. Tenho treinado muito para seguir mandando bem. O fato de não ter patrocínio me motiva para tentar mostrar meu trabalho, mas, quando eu conseguir um, vou continuar tentando fazer meu melhor. Vai ser igual. Estou muito feliz”, comemora o surfista de São Vicente, que mesmo sendo o atual campeão e líder do ranking, segue com o bico da sua prancha em branco.

Ainda na júnior, três talentos locais competiram muito bem: Gabriel André, Guilherme Silva e Vitor Mendes. Este último, atual campeão estadual mirim e vencedor desta categoria na etapa inicial, em Santos, teve uma boa atuação nas quartas-de-final. Numa bateria de alto nível, contra Samuel Pupo, de São Sebastião (segundo colocado na primeira etapa e vencedor da iniciantes), Matheus Dutra, de Santos (3º colocado na abertura do ranking) e Gabriel André, ele precisava de uma nota 4,10 para se classificar e garantiu 4,70 com um ótimo aéreo em sua última onda.

“Estou bem feliz. Estou mais focado na mirim, que é minha categoria, mas é bom competir aqui para treinar e vou em busca do primeiro lugar”, afirmou Vitor, que também ressaltou o alto nível do Circuito. “Em uma bateria como a minha, a motivação aumenta ainda mais. O campeonato é muito difícil”, ressaltou.

Também no sábado, foram realizadas baterias da mirim (limite de 16 anos) e da iniciante (no máximo 14 anos). Entre os mirins, Vitor Mendes e Guilherme Silva mostraram ótimas performances novamente. Já na iniciante, onde Samuel Pupo só estreia no domingo, o melhor foi Matheus Herdy, de Santa Catarina. Outro nome forte foi Eduardo Motta, de Guarujá.

As baterias neste domingo começam às 8 horas. As finais serão realizadas das 13h30 às 15h10. Quem não puder comparecer à Praia de Pitangueiras pode assistir todas as baterias na transmissão ao vivo . Fora do mar, o evento conta com diversas brincadeiras, como pebolim, ping pong, mesa de frutas aos atletas e gincanas educacionais e recreativas, com brindes durante o dia.

O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de GoPro, Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT. Divulgação: Revista Fluir. Apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.



Marco Polo nas Arábias Parte II












Por Marco Polo
Fotos: Daniel Arena / Liquid Trips

Passei meu último dia em Serepsis, Oman, um lugar muito especial.

Lembrou muito Fernando de Noronha, pelas paisagens, natureza exuberante e esse astral que só se sente em ilhas isoladas de tudo e de todos.

Aproveitei a manhã para surfar. O mar deu uma baixada e no final do dia dei uma volta pelo centrinho comercial e consegui cortar o cabelo e fazer a barba!

Conversei (tentei, é claro) com os pescadores e acabei ganhando um peixão de presente, que vou comer no jantar. O povo é muito gente fina de verdade!

Fonte Marco Polo Surf

Pelada em Tambaba

Pelados de Norte a Sul correm para Tambaba para a disputa do Open Naturista em setembro.
Não, não estamos falando de um joguinho de bola entre amigos.  O assunto é campeonato de surf na praia naturista de Tambaba, litoral sul da Paraíba.

É a sexta edição do Tambaba Open de Surf Naturista, que rola nos dias 7 e 8 de setembro, evento organizado pelo Movimento NU (Naturistas Unidos) com o objetivo de reunir a galera do surf do jeito que todos vieram ao mundo.

São esperados mais de 40 participantes de todo o país. A inscrição custa R$ 35 e paralelamente ao evento acontece uma programação em homenagem aos 10 anos de movimento Naturismo Unido (NU), com shows musicais, artes e aulas de surf na Escola SurfNU.

Fonte PB Agora

Ana Paula exõe Mar de Janeiro


Por Viviane Freitas / The Surf Room   

Natureza, praia, ondas e o surf inspiram a exposição Mar de Janeiro, da artista plástica Ana Paula Alves, que acontece neste domingo, 18/08, na Barra da Tijuca (RJ). Gaúcha radicada em Florianópolis e que agora reside no Rio de Janeiro, ela retrata todo o seu amor ao mar em peças cheias de cores alegres que trazem à tona seu estilo de vida.

Ana Paula também já expôs no Museu Histórico de Santa Catarina e no Memorial do Rio Grande do Sul, além de salas de arte contemporâneas.

“Mar de Janeiro é uma homenagem à cidade maravilhosa e seus mares. As telas e pranchas são elaboradas com materiais novos e reutilizados, em atitude sustentável para com o planeta”, comentou Ana Paula.

Em muros, camisetas, telas ou pranchas de surf, toda a criatividade da artista será apresentada em peças que ficam expostas durante o domingo no restaurante Pe’ahi  (avenida do Pepê, 780, das 18 às 22 horas) até o dia 25 de agosto.

Na ocasião, a artista vai customizar shapes com jets e stêncils. Para tanto, basta marcar presença no evento e levar o skate ou a prancha.

Formada em música na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), Ana Paula trabalhou na APAE por cinco anos. Em 2000, participou da primeira coletiva em São Paulo e logo depois foi citada no livro Arqueologia na Ilha de Santa Catarina por seus murais.

Ana também expôs na coletiva O Melhor da Beach Culture na Extreme Club e na coletiva Art With Soul na Bintang House. Também é idealizadora, produtora, curadora e participante de exposições coletivas, como Floripa em Prancha, Porto em Prancha e Rio em Prancha, além de Um Manifesto Visual em Amor & Respeito ao Surf.

No Rio de Janeiro, mostrou seu trabalho em campeonatos de surf como o Billabong Rio Pro 2011, Billabong Pro SC 2010, Maresia Surf International 2010, Super Surf da Barra da Tijuca 2009, Hang Loose SC Pro 2009 e Super Surf 2009 no Costão do Santinho.

Viviane Freitas é a blogueira do Surf Room.

Bombeiros previnem acidentes em Tramandaí (RS)

Site Ondas do Sul presta enorme serviço à comunidade do surf gaúcho na tentativa de prevenir novos acidentes causados por redes.


Cerca de 300 metros de cabo, uma âncora enorme e uma bóia que ficaram presas aos pilares da plataforma de pesca de Tramandaí (RS), foram retirados pelo corpo de Bombeiros da cidade na tarde de ontem (16 agosto de 2013).

O site Ondas do Sul foi comunicado da presença dos objetos na noite anterior pelo surfista local Humberto Rocha e ainda ontem lançou um alerta com fotos da localização do artefato de pesca e um vídeo para que todos tomassem conhecimento do risco entre os picos do Backdoor e da Malvina.

O corpo de Bombeiros foi comunicado e uma operação de retirada do cabo foi montada pelo sargento João Paulo e os soldados Valentim, Duarte e Machado. Os surfistas também ajudaram.

O Ondas do Sul, do meu amigo Xandão, meu colaborador durante muitos anos no site Waves, está de parabéns por este ótimo serviço prestado à comunidade do surf gaúcho na tentativa de prevenir acidentes e mortes causadas por redes. Para quem não sabe, aconteceram 49 mortes de surfistas presos às redes no Rio Grande do Sul entre 1983 e 2012, uma estatística macabra e assustadora que envergonha o país.

Tenório selvagem

Encontro esta belíssima foto da praia do Tenório, Ubatuba (SP), no página do Facebook Taubaté das Antigas. Bons tempos em que o litoral Norte era preservado.

Kelly Slater, 1995 Quiksilver G-Land Pro

Robert Johnson - King of Delta blues

Há 75 anos o rei do blues deixava este mundo. Um pouco do folclore do lendário Robert Johnson, que teria feito pacto com o diabo em troca de vida eterna, pode ser visto no clássico filme Crossroads (A Encruzilhada). 

SUP old school

O Stand Up Paddle tem adeptos desde os tempos da vovózinha, como mostra esta relíquia resgatada pelo surfista Marco Reale.

Safra da tainha embaça o surf

O meio da Joaquina é uma das poucas áreas liberadas para o surf durante a safra da tainha em Florianópolis. Foto: Juninho
Surfistas e pescadores foram à Câmara de Vereadores de Florianópolis para discutir uma Lei que, desde 1995, proíbe o surfe durante a pesca da tainha.

Quem pega onda, quer a revogação. Quem pega peixe, a manutenção. A discussão vai longe, mas pode ser que ela tenha um fim bom para os dois lados.

O vereador Edinho Lemos (PSDB) disse que, com acordo prévio entre os dois lados, a Câmara fará sua parte.

— Me proponho a fazer um projeto de lei complementar se houver consenso — afirmou.

Trechos podem ser liberados

Os pescadores não querem mudança. Mas o presidente da Federação de Pesca de Santa Catarina está para o diálogo. Ele trabalha em uma proposta boa para os surfistas também.

— Já conversei com pescadores do Campeche e da Praia Brava. E vamos falar com profissionais da Barra da Lagoa e Matadeiro para que trechos dessas praias sejam liberados — falou.

Depois do levantamento, a Federação deverá fazer um documento para, então, apresentar suas condições de mudança.

Segundo a Lei, hoje apenas a praia da Joaquina e a Mole são liberadas para surfe durante a pesca da tainha.

Fonte Clicrbs

Day 2 Highlights - Billabong Pro Tahiti 2013

Napalm: cidade industrial



Hear my train a coming

Local nervoso

Este surfista não está de brincadeira. Vai encarar?

Billabong Pro Tahiti 2013 - AI Forever Award

Locais tem reapresentação no Off



Neste sábado acontece a reapresentação de Locais, documentário de Lorena Montenegro filmado em Fernando de Noronha (PE).

O programa vai ao ar às 17 e à 24 horas no canal Off (36 da Sky e 527 da Net). Uma boa oportunidade de rever a ilha paradisíaca sob a visão dos surfistas locais.

Trata-se de um trabalho que marcou o nascimento da Moana Filmes!

Clique aqui para ver o trailer de Locais

Caras e bocas



Fernanda Daichtman exibe seu Evoke em vídeo comédia

Num vídeo divertido do blog Na Praia Delas, das longboarders Fernanda Daichtman e Patrícia Sodré, as surfistas fazem caras e bocas e exibem os modelos de óculos da Evoke, que patrocina a dupla.

Clique aqui para ver o vídeo

Rip Curl Padang Padang, só tubos


Confira o vídeo das finais do Rip Curl Padang encerrado na semana passada na Indonésia, com vitória do local Mega Semadhi.

Resultado do Rip Curl Cup Padang Padang 2013 

1 Mega Semadhi (Ind)
2 Jacob Willcox (Aus)
3 Raditya Rondi (Ind)
4 Alik Rudiarta (Ind)

Clique aqui para ver o vídeo