Powered By Blogger

sábado, 7 de setembro de 2013

Brasil Surf - A revista que começou tudo


Por Luis "Fedoca" Lima

Em 1975 dois garotos de 17 anos, Alberto Pecegueiro e Flávio Dias, colegas de colégio, puseram em prática uma ideia que mudaria a historia do surf brasileiro, a criação de uma revista de surf.

Influenciados pela bíblia do surf, a revista americana Surfer magazine, os dois começaram a se mexer com o apoio fundamental de Juvêncio Dias, pai do Flavio - que tinha uma gráfica e experiência com o processo de diagramar, montar e comercializar.

Assim nasceu no quarto do Flavio, no Lido, Copacabana, a Brasil Surf, a primeira revista de surf do Brasil.

Anos depois, o produtor de cinema Roberto Moura e o diretor de televisão Olivio Petit se uniram e contaram a história da revista num documentário, BrasilSurf.doc.

Eles chamaram o Silvio Arnaut para a assistência, e com a produtora Massangana realizaram esse documentário sensacional, que teve a Pré-estréia nesta última terça-feira no Festival do Rio 2012, Estação SESC de Botafogo.

Através dos depoimentos de diversos surfistas e profissionais envolvidos com a produção da revista, o filme conta como foi essa empreitada que durou quatro anos até a última BrasilSurf, lançada em Janeiro de 1979.

Os produtores Alberto Pecegueiro, Flávio Dias, Rubens Gimenez, Carlos Magalhães, os surfistas Rico de Souza, Ricardo Bocão, Otávio Pacheco, Ricardo Bravo, Cauli Rodrigues, Fred d’Orey, Lipe Dylong, Tico, Daniel Sabba, Luis Salla Feio, Wady, os fotógrafos Fedoca, Rogério Erlich, Freddy Koester, Mucio Scorzelli, Klaus Mitterdolf, falam, surfam, e viajam num tempo mágico do surf nacional.

Essa história é contada com uma rica pesquisa de imagens fotográfica e de filmes, mostrando o panorama de Ubatuba, Saquarema, Hawaii, Pier de Ipanema e costumes da época.

Fonte Ricosurf













Nenhum comentário:

Postar um comentário