![]() |
Trabalhador exibe peixes mortos pelo derrame de melaço em Honolulu. Foto: Timescolonist.com |
O vazamento ocorreu quando um tubo defeituoso transportava o melaço de um navio diretamente para o porto. O melaço, um subproduto da cana-de-açúcar cultivada na ilha, estava sendo distribuído para um navio em direção à Costa Oeste.
Como resultado do derrame, mais de 25 mil peixes e crustáceos foram mortos. Ao contrário do petróleo, melaço não flutua na superfície, mas vai para o fundo do oceano e suga o oxigênio para fora do mar.
Em entrevista à NBC News, Mark Hixon, professor de biologia marinha da Universidade do Hawaii, disse que o xarope "é uma sopa que entope as brânquias de vida marinha e sufoca as plantas e animais que vivem no fundo do mar".
Os responsáveis pelo vazamento prometem pagar pela limpeza. "Temos uma longa história no porto de Honolulu e posso garantir todos os envolvidos que este é um incidente raro", disse um representante da empresa Matson, dona do navio responsável pelo vazamento. No entanto, a empresa não tem um plano de contingência para lidar com os efeitos de um derramamento destas proporções.
Fonte Surfer Mag