![]() |
Frank Zappa numa jam histórica com Pink Floyd durante festival na Bélgica |
The Actuel Rock Festival, patrocinado pela revista de moda Actuel, de Paris, seria o primeiro grande evento roqueiro da França no final dos anos 60. A expectativa dos organizadores era oferecer uma resposta européia ao festival de Woodstock.
Porém, autoridades francesas, temendo que se repetissem manifestações estudantis como as ocorridas em maio de 1968, vetaram aquela loucura toda. Assim, a bagunça foi transferida para Amougies, Bélgica, localidade próxima da fronteira com a França.
Sob intensa friaca, entre os dias 24 e 27 de outubro de 1969, cerca de 20 mil malucos compareceram para se enfeitiçar com as grandes bandas e artistas da época: Pink Floyd, Ten Years After, Colosseum, Aynsley Dunbar, Renaissance, Alexis Korner, Don Cherry, The Nice, Caravan, Blossom Toes, Archie Shepp, Yes, The Pretty Things, Pharoah Sanders, The Soft Machine, Captain Beefheart e muitos outros.
Frank Zappa foi convidado para trabalhar como apresentador. Mas, também tinha a missão de acompanhar o velho amigo Captain Beefheart como road manager. Mas, no fim, Zappa acabou tocando com vários convidados, incluindo Pink Floyd, Blossom Toes, Archie Shepp e Aynsley Dunbar - um ótimo baterista que depois participaria de sua banda, estreando no sensacional álbum Hot Rats.
Mas, o que acabou entrando para a história foi mesmo a jam com Pink Floyd, na extensa e delirante Interstellar Overdrive. Frank Zappa aparentemente acabou se esquecendo desta jam, pois ela nunca foi citada em seus depoimentos. A participação dele fica bem clara a partir do momento 4:15 no player acima, no solo de guitarra que claramente não é de David Gilmour.
O texto acima é uma tradução sem muito compromisso do site Dangerous Minds
Nenhum comentário:
Postar um comentário