quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Reserva Mundial de Surf - Huanchaco celebra a escolha
A lendária cidade de Huanchaco, Peru será dedicada oficialmente como Reserva Mundial de Surf no dia 26 de outubro, em uma série de celebrações e cerimônias à beira-mar, unindo-se à uma lista de elite das regiões em todo o mundo que possuem tal honra.
Clique aqui para ver a montagem de um caballito de totora
O atual primeiro-ministro australiano, Tony Abbott levou Kelly Slater há apenas dois anos para Manly, primeira World Surfing Reserve na Austrália. A Gold Coast, famosa costa de turismo surf de Queensland, também na Austrália, deve ser indicada no ano que vem.
As reservas trazem um enorme prestígio, turismo e dólares para as cidades escolhidas por um Conselho Global WSR, formado por especialistas que representam vários grupos em todo o mundo .
Brad Farmer, co-fundador das Reservas Mundiais e membro executivo diz: "Esta é uma ideia simples, que começou na Austrália há 20 anos. Agora, o trabalho é reconhecer formalmente as zonas de onda insubstituíveis como "patrimônio". Huanchaco é um antigo berço de cultura do surf e como Sydney, Gold Coast, Margaret River ou Bells Beach é altamente digno de elogio mundial."
Huanchaco junta-se a apenas quatro outros locais com tal status: Malibu, na Califórnia; Ericeira, em Portugal; Manly, Austrália, e em Santa Cruz, Califórnia. Huanchaco será o primeiro local do World Surfing Reserve na América Latina. A cerimônia de inauguração oficialmente estabelecerá a Reserva Mundial de Surf numa área com cerca de três quilômetros de surf - um rico litoral e um meio ambiente diverso.
Huanchaco recebeu a sua aprovação como Reserva Mundial de Surf em outubro de 2012, por atender todos os critérios para se tornar Reserva: qualidade e consistência da onda, as características ambientais únicas, cultura do surf e da história, além do apoio da comunidade.
O mais impressionante é o patrimônio cultural de Huanchaco, uma tradição de mais de 3.000 anos, considerada berço do surf no Peru com a prática dos pescadores locais com o Caballito de Totora - um dos mais antigos modos do surf conhecidos da humanidade usados para trabalho e lazer. Cavalinhos de totora ainda são uma parte integrante da vida da comunidade local, tanto para a pesca e para a recreação.
Felipe Pomar, campeão mundial de surf em 1965 e que continua a ser um embaixador de destaque, um verdadeiro estadista para a cultura do surf peruano, disse: "Estou animado e muito satisfeito com esta notícia sobre o Huanchaco Surfing Reserve".
Diretor Executivo do Save The Waves Coalition , Nik Strong-Cvetich explica: "Save the Waves tem o orgulho de fazer parte da equipe ajudando a conservar os recursos de surf como o Huanchaco Surfing Reserve, e proteger as tradições do local que remontam milênios."
O WSR identifica proativamente, designa e preserva ondas, áreas de surf e seus ambientes ao redor do mundo. A entidade é uma iniciativa lançada pela Save the Waves Coalition em 2009, em conjunto com a National Australian Reserves Surf e outros parceiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário