Por João Malavolta
Nesta quinta-feira (29/08) acontece em Itanhaém (SP) a “Roda de diálogos sobre verticalização”, que vai debater o tema: Prédios na praia, o mito do progresso. Na oportunidade, especialistas irão abordar assuntos sobre as políticas públicas para uma gestão urbana sustentável e planejamento territorial de baixo impacto ambiental. O evento acontece nas dependências da ACAI- Associação Comercial e Agrícola de Itanhaém a partir das 9:30 horas.
Um dos principais pontos que o encontro promete discutir, refere-se aos aspectos da eficiência da gestão pública através das premissas do desenvolvimento sustentável.
Para falar sobre o assunto, a “Roda de Diálogos” vai contar com a participação do Professor Fábio Nunes “Fabião”, que foi vereador na cidade de Santos e autor da Lei da Gestão de Resíduos da Construção Civil e Carta de Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental, além de ter ocupado como secretário municipal a pasta do Meio Ambiente.
Outro aspecto que o evento vai debater diz respeito aos desafios da organização territorial na região. O painel: Planejamento urbano, um desafio brasileiro, vai contar com a exposição da Profª Dra. Mônica Antônia Viana – especialista em planejamento territorial, sociologia urbana e política.
Fechando as apresentações, a mesa também recebe a Bióloga e especialista em Ciências Ambientais, Ingrid Maria F. Oberg, que aborda em seu painel os impactos socioambientais da verticalização no litoral paulista e a legislação ambiental sobre essa matéria.
Representando a Câmara Municipal de Itanhaém dois vereadores vão compor a roda de diálogos. Conrado Carrasco (PT) e Tiago Cervantes (PSDB) estarão entre os convidados e devem expor reflexões correspondentes às políticas municipais, como a Lei de uso e ocupação do solo urbano na cidade. Outro setor convidado para o evento está ligado ao ramo imobiliário e vai ser representado pelo presidente da Associação de Corretores de Imóveis de Itanhaém, Jorge Penha.
A mediação da “Roda de Diálogos” será conduzida pelo jornalista e dirigente da Ecosurfi, João Malavolta, juntamente com os representantes da Associação Comercial e Agrícola de Itanhaem, Cesar Henriques e Marcelo Zanirato.
Painéis
- O impacto socioambiental da verticalização no litoral paulista
Palestrante: Ingrid Maria F. Oberg
Minicurrículo: Bióloga e especialista em Ciências Ambientais (PROCAM/USP). Foi analista chefe da gerencia regional do IBAMA –Santos por 10 anos e atualmente é coordenadora da Comissão Organizadora da IV Conferência Regional de Meio Ambiente da Baixada Santista.
- Gestão pública sustentável – Uma analise sistêmica e holística
Palestrante: Prof. Fábio Nunes “Fabião”
Minicurrículo: Escoteiro, ambientalista, biólogo, professor, primeiro biólogo vereador na Baixada Santista-SP (Três mandatos na cidade de Santos) e foi o Secretario de Meio Ambiente que implantou os Ecopontos e contentores de resíduos na cidade. Criador do Fundo Municipal de Meio Ambiente e Defesa da Vida Animal. Autor da Lei da Gestão de Resíduos da Construção Civil e Carta Ambiental de Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental. Atualmente mestrando em sustentabilidade de ambientes costeiros.
- Planejamento urbano, um desafio brasileiro
Palestrante: Profª Dra. Mônica Antônia Viana
Minicurrículo: Doutora em Planejamento Urbano, Sociologia Urbana e Política – PUC/SP. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e Gestão Ambiental – FAU/USP.
Programação
09:30h – Café da manhã
10h – Formação da mesa com representantes da ACAI, Prefeitura Municipal, Sociedade Civil e Câmara Municipal
10:30h – Apresentação dos painéis
11:45h – Roda de diálogos (momento de perguntas e debates)
12:30 – Encerramento
*Programação sujeita a alterações
Local ACAI- Associação Comercial e Agrícola de Itanhaém
Endereço Av. Pres. Vargas, 757, Itanhaém-SP
Realização Ecosurfi
Parceiros ACAI- Associação Comercial e Agrícola de Itanhaém e Change.org
Apoio Café da Vila
Informações ecosurfi@ecosurfi.org
Clique aqui para acessar o site da Ecosurfi
Nenhum comentário:
Postar um comentário