Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Projeto ameaça Punta Colorada

População protesta em Puerto Escondido. Foto: Shaun Greggory / Surfline.com
Punta Colorada é uma praia localizada em Puerto Escondido, Oaxaca, México, e como Zicatela, tem as condições ideais para o surf. Do ponto de vista ecológico no ecossistema terrestre Punta Colorada é predominantemente uma área de floresta estacional decidual, seguida por um pequeno pedaço de mangue e de lagoa, condições propícias a uma elevada presença de aves residentes e migratórias.

A praia é uma área de nidificação de tartarugas marinhas, em particular, do alaúde, espécie seriamente ameaçada de extinção. A área marinha apresenta um ecossistema de recife, o que certamente é bastante produtivo, pois é uma área da fazenda de ostras pela cooperativa "Buzos de Puerto Angelito", e é um local chave para o mergulho recreativo.

Infelizmente, muito da praia de Punta Colorada está confinado a uma área em que pretendem construir um conjunto habitacional, aliado ao turismo e ao comércio. O projeto, de acordo seu próprio estudo de Avaliação de Impacto Ambiental, compreende sete lotes para a construção de hotéis, 13 lotes residenciais e lotes comerciais, incluindo cinco escritório de informações turísticas.

A construção do projeto ameaça a dinâmica natural da zona costeira, pois envolve uma mudança no uso da terra e, portanto, a perda de habitat para pássaros e outros animais que vivem atualmente em Punta Colorada, para não mencionar o perigo da introdução de espécies exóticas (plantas ornamentais), o aumento de águas residuais e de lama. Estes dois últimos fatores são um risco para o recife e para todos os organismos vivos que os habitam. Há também um outro projeto para a construção de um cais ao lado da propriedade. Esta doca iria destruir completamente a onda de Punta Colorada.

O grupo local Save Colorada defende Punta Colorada para manter receitas do turismo de surf e salvaguardar ecossistemas costeiros na área. Na última quinta-feira o CostaSalvaje teve um encontro com Humberto Olivera, que organizou uma visita ao local também ofereceu conselhos sobre a análise da Avaliação do Impacto Ambiental.

Estudos de impacto ambiental para ambos os projetos subestimar o impacto ambiental de projetos, além de ter uma enorme falta de suporte biológico, o que é evidente na falta de métodos de amostragem biológica ea pobreza dos seus dados. Diante do exposto, é necessário realizar mais estudos para compreender as verdadeiras consequências desses projetos antes de serem realizadas.

Clique aqui para assinar a petição que protege o ecossistema de Punta Colorada

Clique aqui para ler mais no Surfline

Nenhum comentário:

Postar um comentário