Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Termas clássicas no brasileiro de asa delta

Por Gerson Filho

No último domingo, 18 de agosto, mais de 80 pilotos de asa delta de diferentes estados brasileiros, coloriram os céus do Vale do Paranapuã, Formosa (GO), cerca de 130 km de Brasilia, onde está sendo disputada a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta - 2013.

Considerado pelos pilotos como uma espécie de prova de fogo, devido ao alto nível técnico necessário para voar nas difíceis condições oferecidas pelo vale, a prova tem um sabor especial para os praticantes. A decolagem é adrenalizante, com as asas ganhando altitude em poucos segundos, e rasgando a borda do planalto, como é conhecido o vale, impressionando a quem assiste. Para os pilotos é um deleite enfrentar o que alguns, fazendo alusão às ondas, consideram o Waimea do Voo.

E as condições de domingo, ventos com cerca de 12 km/h e boas térmicas, estavam clássicas, segundo a avaliação de vários pilotos. Para Chico Santos, presidente da Associação Brasileira de Voo Livre, a missão foi cumprida.

“Estamos muito satisfeitos com as condições. Temos um esquema diferente para a categoria de acesso, pois a prova exige muita técnica e os pilotos mais experientes levam vantagem”, diz ele sobre o percurso: 103 quilômetros para os mais experientes e 90 para a categoria de acesso.

No domingo, a organização decidiu passar o local de aterrissagem, antes previsto para a Esplanada dos Ministérios, para as imediações da Lagoa da Embrapa. Para que a quilometragem do percurso se mantivesse, o traçado dos “turn points”, marcações de GPS, foram ajustados. Entre as atrações do voo está a Cachoeira do Tiquira, principal ponto turístico da região. Mas para os voadores é o lugar a ser evitado, devido à dificuldade de resgate, fator amenizado com uma viatura da organização de prontidão no local.

O show dos voadores segue até este sábado, 24 de agosto, com diferentes rotas. Os locais de aterrissagem e trajetos serão decididos de acordo com as condições.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Município de Formosa.

Para obter mais informações, ligue para  Chico Santos (21) 9177-9234 ou  Marcelo Moikano (21) 7833-1879.

Nenhum comentário:

Postar um comentário