Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Sem previsão - EUA fecha o NOAA


Quem acessar agora o site da National Oceanic and Atmospheric Administration vai se deparar com a advertência acima: "Devido à paralisação parcial decidida pelo governo federal, o NOAA.gov e a maioria dos websites associados estão indisponíveis".

Fonte de 99% dos sites de surf de todo o mundo com o seu banco de dados sobre direção de ondulação, componente de swell e outras informações oceânicas, o NOAA teve o seu trabalho interrompido pelo governo norte-americano há três dias, assim como muitas outras secretarias e departamentos do serviço público.

O motivo é a briga entre democratas e republicanos pela aprovação do orçamento para os próximos 12 meses, com a paralisação parcial do governo americano desde a última terça-feira. Mais de 800 mil funcionários públicos federais que atuam em setores considerados não essenciais receberam ordem para ficar em casa por tempo indeterminado, sem receber salários.

Dos cerca de 12 mil funcionários do NOAA, praticamente a metade foi afastada.

Somente sites absolutamente fundamentais à manutenção da vida humana e voltados à propriedade serão preservados, informa o governo do presidente Barack Obama. Até mesmo a agência espacial NASA teve todas suas atividades suspensas.

Até mesmo sites como o Surfline e Swell, que possuem modelo próprio de previsão, vão sofrer as consequências em seus serviços, pois várias outras agências relacionadas ao clima também foram fechadas.

Enquanto o trabalho do NOAA não for retomado, voltamos ao tempo do Disk Surf, quando a galera telefonava para os amigos no litoral para saber se havia onda.

Como os sites de surf no Brasil atualmente possuem raríssimos profissionais qualificados para o trabalho de reportagem, por enquanto você só lê esta notícia a respeito do NOOA no Surfreak ou em sites australianos como o Swell.net . Clique aqui para saber mais no Earth Sky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário